TCGL - Transportes Coletivos Grande Londrina

COMPROMISSO COM VOCÊ!

Home

Informativos

Publicado em 17/05/2013 08:31

FESTIVAL DE DANÇA 2013 AMPLIA CRONOGRAMA

Evento passa a oferecer atividades ao longo do ano; abertura acontece neste final de semana com atrações nacionais e internacionais.

Festival de Dança amplia cronograma

Evento passa a oferecer atividades ao longo do ano; abertura acontece neste final de semana com atrações nacionais e internacionais
Anne L. Lacombe/Divulgação
Jean-Jacques Lemêtre: maestro do Théâtre du Soleil promove uma oficina destinada a bailarinos, atores, músicos e cantores
Márcio Vasconcelos/Divulgação
Dançarino mineiro Vanilton Lakka apresenta amanhã "Interferência Inacabada... Preste atenção no ruído ao fundo"
Evento que tradicionalmente movimenta a cidade no mês de outubro, o Festival de Dança de Londrina passa a estender seu cronograma para outros meses a partir deste ano. As atividades didáticas e artísticas serão abertas neste final de semana com dois artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. O dançarino mineiro Vanilton Lakka e o maestro do Théâtre du Soleil Jean-Jacques Lemêtre participam de apresentações e oficinas na Funcart. 

Lakka traz a Londrina o espetáculo "Interferência Inacabada... Preste atenção no ruído ao fundo". Trata-se de uma montagem com influência do hip hop e da chamada cultura urbana. O dançarino se propõe a a criar um diálogo entre movimento e ritmos musicais que serão executados em cena pelo DJ Fernando Prado. A apresentação acontece amanhã, a partir das 20 horas, no Circo Funcart. 

O dançarino ministrará ainda uma vivência sobre as conexões entre dança de rua e dança contemporânea. A atividade será realizada no sábado, das 9 às 11 horas, na Funcart. As duas atrações são gratuitas e abertas a todos os interessados. 

O dançarino é mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia, onde estudou a relação arte-cidade no ambiente urbano, e já se apresentou em países da América Latina, Europa e África. Suas criações coreográficas destacam a presença de elementos da dança de rua, mais especificamente da cultura do hip hop, na dança contemporânea. 

Já o maestro do Théatre du Soleil, considerado um dos grupos mais respeitados da Europa, comanda a oficina "A música do corpo", que acontece no sábado e domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O curso ministrado por Jean-Jacques Lemêtre é destinado a bailarinos, atores, músicos e cantores. 

O mestre francês trabalhará os conceitos "corpo rítmico", o "corpo harmônico" e o "corpo melódico", além de conteúdos como a música interior do artista, a interdependência entre voz e corpo, a musicalidade do texto e a afinação entre as sonoridades cênicas e a fala do personagem. A oficina será realizada na Funcart. O investimento é de R$ 100 e as vagas são limitadas. Inscrições estão sendo feitas na própria Funcart; interessados de fora de Londrina podem realizá-la por depósito em conta bancária. 

Trabalhando desde 1979 com a lendária diretora Ariane Mnouchkine, Lemêtre assina a criação das músicas do Théâtre du Soleil. O músico executa suas trilhas ao vivo durante dos espetáculos, criando uma perfeita simbiose entre cena e música, como se esta fosse parte da própria respiração dos atores, um terceiro pulmão, ou uma expressão onírica do texto. 

A oficina que Lemêtre ministrará em Londrina será pautada por esses conceitos. As dinâmicas serão baseadas no ritmo, na respiração, na contenção, no deslocamento, na concentração e na presença cênica dos participantes. Optando pela não utilização de instrumentos musicais durante o curso, o maestro pretende explorar as potencialidades rítmicas, harmônicas e melódicas do corpo e da voz em exercícios individuas e em grupo que objetivam descobrir a "linguagem" de cada um. 

Jean-Jacques toca mais de 2800 instrumentos e objetos musicais, dentre os quais 700 são criações suas. Há 20 anos, Lemêtre coleta gravações de vozes pelo mundo. Segundo o artista, existiriam no total 6500 línguas e dialetos, dos quais desapareceriam 25 por ano. Com essa matéria-prima sonora humana, ele trabalha um projeto chamado Orquestra Babel, uma espécie de grande poema sinfônico. 

Ganhador do cobiçado Prêmio Molière na categoria "música para teatro", ele também compõe trilhas para o cinema junto de diretores como David Lynch, Sally Potter e Raymond Depardon. Esta é a segunda vez que Lemêtre é convidado do Festival de Dança de Londrina. Em 2011, ele participou da grade didática da 9ª edição do evento. 

Serviço:
Espetáculo "Interferência Inacabada... Preste atenção no ruído ao fundo", com o dançarino mineiro Vanilton Lakka
Quando - Amanhã, às 20 horas
Quanto - Gratuito 

Vivência sobre as conexões entre dança de rua e dança contemporânea
Quando - Sábado, das 9 às 11 horas
Quanto - Gratuito 

Oficina Música do Corpo, com Jean-Jacques Lemêtre
Quando - Sábado e domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Quanto - R$ 100 

Todos os eventos acontecem no Circo Funcart (R. Souza Naves, 2.380). Informações pelo (43)3342-2362

Marcos Roman
Reportagem Local
 
Fonte: Jornal de Londrina