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Publicado em 05/04/2013 04:00

SERVIÇOS DA TCGL ATENDEM AS NECESSIDADES DO USUÁRIO

Levantamento revela que usuários também estão satisfeitos com as faixas exclusivas para ônibus, bilhetagem eletrônica e condução dos motoristas

A frota da TCGL percorre cerca de 1 milhão e 400 mil quilômetros por mês. (Foto: Gabriel Teixeira)

Pesquisa realizada pela Visão Intelligence, para medir a satisfação do usuário do transporte coletivo em Londrina, aponta que 82% dos entrevistados afirmaram que os serviços prestados pela TCGL atendem às suas necessidades. No conceito geral, o índice de aprovação atribuído ao transporte coletivo em Londrina é de 72,7%, entre ótimo e bom.

“O índice de satisfação do cliente cresceu 6,5%, demonstrando que a empresa tem cumprido o seu papel na prestação do serviço do transporte coletivo”, explica Daniel Martins, diretor de operações da TCGL. A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 19 de outubro de 2012. Foram ouvidas 400 pessoas. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos. Desde 1997, quando foi implantado o sistema de gestão, a Grande Londrina encomenda a pesquisa de satisfação.

“Crescemos também no conceito geral atribuído à empresa comparando com os resultados de 2011, o que demonstra a melhoria nos nossos processos no atendimento e na prestação dos serviços à comunidade”, afirma Martins. “Esse índice consolida o trabalho que a empresa vem desenvolvendo durante anos. Nossa maior preocupação é satisfazer o usuário”.

Faixas exclusivas
As faixas exclusivas para ônibus, implantadas em ruas e avenidas de Londrina para melhorar o tráfego, agradaram a população. Os usuários (79,7%) acreditam que houve uma melhora na velocidade comercial dos ônibus em relação a pesquisa anterior, ou seja, o tempo de espera e o tempo de viagem tiveram os índices reduzidos.

A percepção é que com a faixa exclusiva, os usuários ganham tempo e aprovam (86%) a ampliação para novos locais. “Com as faixas exclusivas, o ônibus consegue deslanchar com uma velocidade linear. O ganho médio é de 13 minutos e o usuário percebeu essa mudança”, reforça Martins.

Satisfação com os Motoristas
Na avaliação dos motoristas, a grande maioria dos entrevistados (76,2%) disse que a conduta deles é ótima ou boa. “É preciso muito treinamento para se chegar a isso e nós investimos constantemente na qualificação desses profissionais” avalia Martins. “A pesssoa entra no ônibus sabendo vai fazer uma viagem com segurança”.

Perfil do usuário
A pesquisa também mostra o perfil do usuário do transporte coletivo: a maioria que utiliza o serviço é mulher (68,4%), cursou o ensino fundamental ou médio (76,9%), ganha até 3 salários mínimos (81,2%), não possui carro ou motocicleta (59,1%) e utiliza o ônibus todos os dias (40,4%), principalmente para ir trabalhar (31,5%).

O levantamento indica que a maioria dos usuários (80,2%) tem um ponto de ônibus perto de sua casa e demora menos de cinco minutos para chegar até ele. O uso do Cartão Transporte é apontado pela ampla maioria (95,7%) de forma positiva, pois facilita o embarque e torna a viagem mais rápida. O cartão também se mostra mais prático, quando comparado ao dinheiro, para 92,8% dos entrevistados.